<$BlogRSDUrl$>

21/04/04

Carta a Ilustres Senhores
por José Sebastião

Caros amigos
Venho por meio deste poema
Mandar-vos à merda!
Sim. Não encontrei outra forma tão eficaz
De vos dizer que estou farto
Das vossas filosofias baratas
Que nada têm de filosofia
E mesmo se tivessem era igual.
Estou farto
Das vossas luzes natalícias
Dos vossos produtos expostos nas vitrinas
Das vossas palavras simpaticamente hipócritas
Dos vossos carros luxuosos com mulheres-plasticina
Que sorriem 24h/dia.
Das vossas comidas vegetarianas da moda
Das vossas roupinhas orientais
Que descansam sobre os vossos corpos decadentes.
Caros amigos
Venho por este meio
Que não reconheço como poema
Mandar-vos à fava!
Reconheço que generalizo
Mas é o que Vossas Excelências fazem todos os dias
Basta olhar para a televisão.
A televisão é o vosso espelho mais real
Mostra a vossa triste forma de sobreviver.
Sonhem ou convençam-se que têm liberdade
Porque eu estou-me nas tintas!
Estou em paz.
Caros amigos
Venho por meio destas palavras
Refazer toda a estrutura do pensamento crítico.
"Ora, o pensar crítico é, sem margem para quaisquer dúvidas,
A ausência do sentir, em larga medida."
Que me interessa pensar criticamente sobre o sol
Se me posso deitar na areia
Ouvindo as ondas crispadas
Entoando canções de embalar.
O sol não se pensa a si mesmo
Existe!
Nós não nos deveríamos pensar
Apenas existir!
Como me custa ser obrigado a participar
Nos vossos rituais.
Ora deambulando entre a casa, o supermercado e o trabalho
Ora procriando em cada análise
Em cada crítica absurda sobre a razão das coisas
Como se as coisas tivessem razão...
Fazem isso porque não se conhecem. Seus imbecis!
Tenho pena que a verdade já se venda.
Sim, ah não sabiam?
Caros amigos
Venho por meio destas singelas letras
Agrupadas harmoniosamente (ou não)
Declarar que me estou cagando para as vossas verdades
Compradas aqui e ali
Dentro ou fora de vós.
Tenho orgulho em ser pobre
Orgulho em não ter poder de compra
E orgulho em ter orgulho de não ter poder de compra.
Caros amigos
Venho mandar-vos pastar cabras
Através deste texto.
Porque é urgente que se volte às origens
Aos campos abandonados
Às ribeiras quase secas
Às bostas deitadas sobre as pegadas dos velhos.
Caros amigos
Venho por este meio
Pedir-vos que tenham paciência
Que não se matem uns aos outros
Que não vendam criancinhas no mercado negro
Que não se arrastem de joelhos até aos altares do mundo
Que não se fodam, mas façam amor!
Que perdoem, não esqueçam
Que a verdade existe, mas não se compra.
Peço-vos, se ainda me estiverem a ouvir,
Que subam as escadas da vida uma de cada vez
Que caminhem pelo vosso pé
Porque mudar de caminho muitas vezes
Não significa percorrer uma longa distância.
Peço-vos... não peço, imploro!
Que se oiçam uns aos outros
Que se amem, que se beijem.
Que se sintam vivos como se gerassem dentro de vós um bebé eterno.
Caros amigos
Não se atropelem
Não se pisem
Estamos todos no mesmo mundo
No mesmo planeta.
Daqui não podemos sair porque este é o nosso lugar.
Pertençam aos vossos lugares
Amem os vossos lugares
Conheçam-nos até à exaustão!
Escutem o próximo
Que pode ser vosso pai, filho ou espírito santo.
Ámen!
Estou a gastar o meu tempo
Para vos alertar
E o meu tempo é ganho.
Cada minuto é ganho
Em cada minuto que se perde.
Conheço bem a morte dos outros
E sei que o medo sustenta o mundo.
Mas o que nós queremos não é a sustentação... é a libertação, a sublimação!
Caros amigos
Quero agradecer-vos pelo tempo
Que disponibilizastes para me ouvir
Mas não posso deixar de dizer que vos quero a todos no inferno
Para vos ter mais tarde, quem sabe um dia, às portas do céu
Para juntos tomarmos um chá, se o houver…
Caros amigos
Venho por este meio
Fechar-vos este poema.
Adeus e boa morte!

topo

Site Meter